Pedro, coluna da fé e fundamento da Igreja Católica


http://1.bp.blogspot.com/_8p7a0iqwvws/Sw_4qsZlr_I/AAAAAAAABII/2HJfmxN5_6Y/s1600/s%C3%A3o+pedro.jpg“Não há dúvidas de que por todos os séculos foi conhecido que o santo e bem-aventurado Pedro, príncipe e cabeça dos Apóstolos, coluna da fé e fundamento da Igreja Católica, recebeu as chaves do Reino das mãos de nosso Senhor Jesus Cristo, salvador e redentor do gênero humano, e a ele foi dada a potestade de atar e desatar os pecados; e ele, nos seus sucessores, vive e julga até o presente e sempre.”

- Concílio de Éfeso, Sobre a primazia do Pontífice Romano
Denzinger, Manual de Credos e Definições, 112

Hoje os protestantes negam a primazia do Pontífice Romano. Após quase 1500 anos de unidade, após todos os bispos fiéis da Igreja unanimemente confirmarem que, de fato, a autoridade maior da Igreja era Pedro, surge Lutero. Os cristãos sempre aceitaram a verdade de fé constantemente proclamada pela Igreja, que afirma de modo claro e objetivo o poder do sucessor de Pedro como “coluna da fé e fundamento da Igreja Católica”. Mas, o protestantismo rejeita – considerando isso absolutamente normal – toda uma herança apostólica, toda a interpretação dos Padres da Igreja sobre os versículos bíblicos mais evidentes – como é, por exemplo, Mateus 16, 18 -; rejeita aquilo que os Apóstolos sempre e por toda parte confirmaram.

O protestantismo, de certa maneira, arrogantemente declara: “Desprezem 1500 anos de escuridão e de falsas interpretações! Sigam-nos; nós estamos certos.” É como se o povo cristão fosse desencaminhado por quase quinze séculos… É como se aquela promessa de Cristo de permanecer sempre com a Igreja de Deus (cf. Mt 28, 20) fosse totalmente inválida. O que falar sobre o protestantismo? Após confirmarmos a clareza das palavras dos pastores antigos, após olharmos para tantos anos ininterruptos de Tradição Apostólica em total conformidade com a Sagrada Escritura, resta-nos lamentar as estúpidas heresias de Lutero. Resta-nos bradar: Não! A Igreja de Deus, de fato, foi fundada sobre Pedro apóstolo, e a estrita obediência ao Sumo Pontífice e aos seus ensinamentos garante-nos o Reino de Deus. É nisso que cremos. É essa a fé que professamos.

Graça e paz.
Salve Maria Santíssima!

One thought on “Pedro, coluna da fé e fundamento da Igreja Católica

Os comentários estão desativados.