“Assistimos, há decênios, a uma diminuição da prática religiosa, constatamos o crescente afastamento duma parte notável de batizados da vida da Igreja. Surge a pergunta: Porventura não deveria a Igreja mudar? Não deveria ela, nos seus serviços e nas suas estruturas, adaptar-se ao tempo presente, para chegar às pessoas de hoje que vivem em estado de busca e na dúvida?”
“Uma vez alguém pediu a beata Madre Teresa para dizer qual seria, segundo ela, a primeira coisa a mudar na Igreja. A sua reposta foi: tu e eu!”
(…)
“Sempre, e não apenas no nosso tempo, a fé cristã constitui um escândalo para o homem: que o Deus eterno se preocupe conosco, seres humanos, e nos conheça; que o Inatingível, num determinado momento, se tenha colocado ao nosso alcance; que o Imortal tenha sofrido e morrido na cruz; que nos sejam prometidas a nós, seres mortais, a ressurreição e a vida eterna – crer em tudo isto é para nós, homens, uma verdadeira presunção.”
“Este escândalo, que não pode ser abolido se não se quer abolir o cristianismo, foi infelizmente encoberto, mesmo recentemente, pelos outros tristes escândalos dos anunciadores da fé. Cria-se uma situação perigosa, quando estes escândalos ocupam o lugar do escândalo primordial da Cruz tornando-o assim inacessível, isto é, quando escondem a verdadeira exigência cristã por trás da incongruência dos seus mensageiros.”
- Papa Bento XVI, Encontro com os católicos, em Friburgo
25 de setembro de 2011
Os ensinamentos, a mensagem de Cristo, é universal no tempo e no espaço. Só aquelas igrejas que não têm nada a ver com a verdadeira Igreja fundado por JESUS mudam, porque, na verdade, elas não têm qualquer compromisso com a verdade, haja vista que cada uma interpreta a mensagem cristã a seu modo. A renúncia aos prazeres de mundo, a obediência ao Magistério da Igfreja são o remédio para os males do mundo. Enquanto houver essa busca desenfreada pelo ter, cairemos num poço cada vez mais profundo.l Há muitos irmãos desviados que buscam com toda a sinceridade a verdade. Estes, sem dúvida alguma, a encontrarão, e, como nos mostram os tstemunhos de pessoas convertidas, quão difícil foi aceitar essa verdade. Ao contrário da Igreja Católica, que respeita as pessoas de todas as religiões, todas as outras põem um cabresto na cabeça do crente, e não permite que eles encontrem a verdade. Por isso mesmo, tenho profunda admiração pelos que conseguem vencer todas as objeções da consciência e do coração, para abraçar a verdadeira IGREJA DE CRISTO.