PAPA: "AS CRIANÇAS SÃO O FUTURO E A ESPERANÇA DA HUMANIDADE"


Praga, 26 set (RV) – Depois de deixar o aeroporto, o papa se dirigiu à Igreja de Santa Maria da Vitória onde se encontra a imagem do “Menino Jesus de Praga”.

O Santo Padre rezou na capela do Menino Jesus e a seguir, saudou as autoridades civis e religiosas, os fiéis e as famílias ali presentes. O papa coroou a famosa imagem do Menino Jesus de Praga.

Em seu discurso, o pontífice ressaltou que o Menino Jesus de Praga evoca o “mistério da encarnação, o Deus Onipotente que se fez homem, e viveu durante 30 anos no seio da humilde família de Nazaré”. O papa disse ainda que a imagem do Menino Jesus recorda as famílias ali presentes e todas as famílias espalhadas pelo mundo, além das alegrias e dificuldades que enfrentam. E acrescentou: “Pensemos especialmente naqueles jovens que fazem muitos esforços a fim de dar a seus filhos segurança e um futuro digno. Rezemos pelas famílias em dificuldades, por aquelas marcadas pela doença e pela dor, por aquelas que estão em crise, desunidas ou dilaceradas pela discórdia e pela infidelidade. Confiamos todas as famílias ao Menino Jesus de Praga, sabendo quanto é importante a estabilidade e a concórdia familiar em vista do progresso da sociedade e para o futuro da humanidade.”

Bento XVI disse ainda que o Menino Jesus de Praga lembra com a ternura de sua infância a proximidade de Deus e seu amor pelos homens e frisou que “cada ser humano é filho de Deus e nosso irmão e deve ser respeitado e acolhido. Possa a nossa sociedade compreender esta realidade. A pessoa humana deve ser valorizada não por aquilo que tem, mas por aquilo que é, porque no rosto de cada pessoa, sem distinção de raça e cultura, brilha a imagem de Deus.”

O papa recordou ainda a predileção de Jesus pelas crianças e recordou aquelas que estão doentes, que não são amadas, acolhidas e respeitadas. O Santo Padre lembrou ainda as crianças que são vítimas de violência e de toda forma de exploração, e fez um apelo para que sejam respeitadas. “As crianças são o futuro e a esperança da humanidade – frisou o pontífice.

Enfim, o Santo Padre pediu às crianças para que rezem por seus pais, parentes, professores, amigos e também por ele e invocou sobre todos a bênçãos do Menino Jesus de Praga, da Virgem Maria e São José. (MJ)