2010 SERÁ UM ANO DE PEREGRINAÇÃO PARA O PAPA


Cidade do Vaticano, 02 jan (RV) – É muito intenso o programa das viagens de Bento XVI em 2010. A primeira viagem internacional será a Malta entre os dias 17 e 18 de abril. Depois o Santo Padre irá a Portugal – Fátima, Lisboa e Porto – de 12 a 14 de maio. Em junho está prevista a viagem a Chipre enquanto em setembro o papa deverá ir à Inglaterra de 16 a 19, visitando junto com Londres também a Escócia.

Com a beatificação do Cardeal John Henry Newman, talvez no aeroporto de Coventry, a imprensa católica local levanta a hipótese de um discurso do Santo Padre aos parlamentares britânicos no Westminster Central Hall onde, em 1535, Tomás Morus foi condenado à morte porque se opôs ao ato de supremacia de Henrique VIII que deu vida depois ao cisma com a Igreja de Roma.

Durante o ano de 2010, estão ainda previstas quatro visitas pastorais do papa em território italiano. A primeira no dia 2 de maio a Turim, por ocasião da Exposição do Santo Sudário; a segunda, no domingo 4 de julho, a Sulmona, por ocasião do oitavo centenário do nascimento de São Pedro Celestino V; a terceira, domingo 5 de setembro, a Carpineto Romano, por ocasião do segundo centenário do nascimento do Papa Leão XIII; enfim a quarta visita será no dia 3 de outubro, a Palermo, por ocasião do Encontro Regional das Famílias e dos Jovens. (SP)