A Eucaristia é o combustível dos santos


Celebramos a Solenidade de Corpus Christi. Jesus que se doa pela redenção da humanidade e para reconciliar os homens com Deus. Verdadeiramente ainda hoje esta reconciliação continua a atualizar-se nas celebrações eucarísticas. A humanidade vê-se, na sociedade hodierna, tomada por uma grande tendência a desprezar os valores religiosos e morais, e, sendo assim, acaba por desprezar também a eucaristia, o Senhor que quis estar sempre presente conosco de forma tão íntima. Quis habitar em nós, e se o faz não é apenas porque quer que sejamos cristãos, ouvintes atentos da sua palavra. Mas o Senhor quer que nós sejamos hoje palavras vivas. Que sejamos capazes de viver a radicalidade do Evangelho, sem medo, sem frustração. Quem é capaz de dar “sim” ao projeto de Cristo e não foge à luta, é também digno de, com Ele, desfrutar da eterna alegria.

Um grande exemplo disto foi São João Maria Vianney. Estamos para encerrar o Ano Sacerdotal, dele podemos extrair exemplos essenciais para a vida do sacerdote.

Quantas vezes O Santo Cura D’Ars era encontrado rezando diante do Santíssimo? Desde a aurora até o entardecer, ou estava diante do Sacrário ou estava no confessionário.

Quantos sacerdotes, hoje, e quantos de nós cristãos perdemos o amor pela Eucaristia? Quantos têm se preocupado com efemeridades e esquecido a constante necessidade de adorar Jesus eucarístico? Creio que encontraríamos respostas às nossas dificuldades se antes nos detivéssemos no Cristo que se dá como pão.

Fazemos memória hoje da instituição da Eucaristia. Esta Eucaristia que movia os santos e que deve preencher também a nossa vida. Ela deve ser “combustível” que move toda a nossa ação cristã. Pois, como nos diz o Catecismo da Igreja Católica: “A Eucaristia é fonte e ápice de toda a vida cristã. Os demais sacramentos, assim como todos os ministérios eclesiásticos e tarefas apostólicas, se ligam à sagrada Eucaristia e a ela se ordenam. Pois a santíssima Eucaristia contém todo o bem espiritual da Igreja, a saber, o próprio Cristo, nossa Páscoa” (§1324).

Jesus, na instituição da Eucaristia, diz aos discípulos, e Paulo o repete na sua carta que hoje lemos: “‘Na noite em que foi entregue, o Senhor Jesus tomou o pão e, depois de dar graças, partiu-o e disse: ‘Isto é o meu corpo que é dado por vós. Fazei isto em minha memória’. Do mesmo modo, depois da ceia, tomou também o cálice e disse: ‘Este cálice é a nova aliança, em meu sangue. Todas as vezes que dele beberdes, fazei isto em minha memória’” (1 Cor, 23- 25).

Confiando aos discípulos, por conseguinte aos sacerdotes e bispos, o dever de atualizar este sacrifício, Jesus quer que a Eucaristia mova todos os homens de todas as épocas. Só teremos uma sociedade melhor quando os homens souberem que a verdadeira Paz reside em Cristo, e que este pode ser encontrado na Eucaristia.

Todas as vezes que a Igreja faz memória deste sacrifício ela mostra aos homens que Jesus ainda se sacrifica, se oferece por eles. A Eucaristia, como cantamos na sequencia, é pão dos anjos, é dado também aos homens, graças à sua perpetuação por Cristo, e não deve ser “lançado aos cães”.

Hoje, de maneira simbológica, muitos lançam a Eucaristia aos cães. Pois a desprezam e não vêem nela a força para a caminhada, por vezes longa e cansativa, mas que no fim terá valido a pena.

Sobretudo, sabemos que este sagrado sacramento é misterium fidei (mistério da fé), e não pode ser compreendido, senão por aquilo que realmente é a definição de fé e que nos é apresentada na carta aos Hebreus (Hb 11, 1 ss). Logo, mesmo não vendo o Cristo que se dá sob as espécies de pão e de vinho, a nossa fé nos leva a crer, e mais que isto, nos leva a adorar o Senhor ali escondido.

Que Maria Santíssima, como bem dizia João Paulo II, “mulher eucarística”, nos ajude a termos sempre mais amor à Eucaristia. Ela que nutri e fortalece nossa caminhada cristã.

Fraternalmente, em Cristo Jesus e Maria Santíssima.

2 pensamentos sobre “A Eucaristia é o combustível dos santos

  1. Pingback: Tweets that mention A Eucaristia é o combustível dos santos « Credo in Ecclesia -- Topsy.com

  2. Pingback: Tweets that mention A Eucaristia é o combustível dos santos « Ecclesia Una -- Topsy.com

Os comentários estão desativados.