Epístola aos Magnésios

“Epístola aos Magnésios”

Inácio, Bispo de Antioquia (67 – 110 d.C.).

Versão longa

PARTE I – SAUDAÇÃO INICIAL

Inácio, também chamado Teóforo, à [Igreja] abençoada na graça de Deus Pai, em Jesus Cristo nosso Salvador, com quem eu saúdo a Igreja que está na Magnésia, próxima ao [rio] Meandro, e desejo a ela grande alegria em Deus Pai e em Jesus Cristo, nosso Senhor, em quem vocês poderão encontrar grande alegria.

PARTE II – AMOR NA UNIDADE

1. Tendo sido informado sobre o vosso amor devoto e perfeito, alegrei-me profundamente e resolvi comunicar-me convosco na fé em Jesus Cristo.

2. Para aquele que pensa ser digno de portar um nome divino e desejável, nestas cadeias que ora carrego, louvo as igrejas, nas quais oro pela união entre o corpo e o espírito de Jesus Cristo, “que é o Salvador de todos os homens, mas especialmente daqueles que crêem, por cujo sangue vós todos fostes redimidos e por quem pudestes conhecer a Deus, isto é, fostes conhecidos por Ele; resistindo com Ele, escapareis de todos os assaltos deste mundo, pois ‘Ele é fiel e não permitirá que sejais tentados acima do que puderdes resistir'”.

PARTE III – RESPEITO PELO BISPO

3. Não deveis desprezar a idade do vosso bispo, mas tratá-lo com toda a reverência, conforme o desejo de Deus Pai, assim como fazem os santos presbíteros – como fiquei sabendo – não observando a sua manifesta juventude, mas o seu conhecimento sobre Deus, já que “não é o ancião [necessariamente] sábio, nem significa que o idoso possua prudência; o que importa é o espírito dos homens”. Daniel, o sábio, aos doze anos de idade, foi possuído pelo Espírito divino, e condenou os anciãos – que em vão carregavam seus cabelos grisalhos – por acusarem em falso e cobiçarem a esposa de um homem. Também Samuel, quando ainda era uma pequena criança, reprovou Eli, que tinha 90 anos de idade, por honrar mais a seus filhos do que a Deus. Da mesma maneira, também Jeremias recebeu esta mensagem de Deus: “Não diga nada. Eu sou uma criança”. Também Salomão e Josias. O primeiro, sendo rei aos doze anos de idade, deu a terrível e difícil sentença no caso das duas mulheres que disputavam pela mesma criança. O último, subindo ao trono com oito anos de idade, ordenou a derrubada dos altares e templos [dos ídolos], e a queima dos bosques dedicados aos demônios e não a Deus. E ele destruiu os falsos sacerdotes, como impostores e corruptores dos homens, mas não os adoradores da Deidade. Logo, a juventude não é para ser desprezada quando é devotada a Deus. Mas deve ser desprezado aquilo que vier de uma mente malvada, ainda que a pessoa seja anciã e experimentada. Timóteo, que pregou sobre Cristo, era jovem quando ouviu seu mestre ensinar-lhe: “Não deixe nenhum homem desprezar tua juventude, mas sejas tu um exemplo entre os crentes, tanto na palavra quanto na conduta”. Por isso, é coisa terrível contradizer qualquer pessoa com a mesma semelhança. [Pela conduta] não se tenta enganar aquele que é visível, mas [na realidade] zombar dAquele que é invisível, e que, contudo, não pode ser zombado por ninguém. E tal conduta diz respeito não ao homem, mas a Deus. Deus disse a Samuel: “Eles não zombaram de ti, mas de Mim”. E Moisés declarou: “O murmúrio deles não é contra nós, mas contra o Senhor Deus”. [De fato,] nenhum deles ficou sem punição, porque levantaram-se contra seus superiores. Datan e Abirão não falaram contra a Lei, mas contra Moisés, e foram arremessados vivos no Hades. O mesmo ocorreu com Corá e 250 indivíduos que conspiraram com ele contra Aarão: foram destruídos pelo fogo. Ainda Absalão, que foi morto por seu irmão, foi suspenso numa árvore e seu coração mau foi atravessado por flechas. Também Abedadan foi decapitado pelo mesmo motivo. Uzias, quando ousou se opor aos sacerdotes e ao sacerdócio, foi ferido pela lepra. Saul também foi desonrado por não conduzir Samuel ao sumo-sacerdócio. Portanto, é vosso dever reverenciar os vossos superiores.

4. É adequado, então, não apenas ser chamados “cristãos”, mas sê-lo também de verdade. Não basta assim ser apenas chamado, mas é necessário sê-lo também, como se passa com um homem abençoado. Àqueles que falam do bispo, mas fazem todas as coisas sem ele, declarará Aquele que é o verdadeiro e primeiro Bispo e único Sumo Sacerdote por natureza: “Por que me chamais de ‘Meu Senhor’ se não fazeis o que vos digo?”. Tais pessoas parecem-me desprovidas de boa consciência; são dissimuladoras e hipócritas.

5. Visto, então, que todas as coisas têm um fim, é-nos colocada diante de nós a vida, fruto da nossa observância [aos preceitos de Deus], e a morte, como resultado da desobediência; todos – conforme a escolha que fizer – encontrarão seu próprio lugar, permitindo escapar da morte e optar pela vida. Observo que duas características diferentes são encontradas nos homens: a verdadeira moeda e a espúria. O verdadeiro fiel é o tipo verdadeiro de moeda, cunhada pelo próprio Deus. O infiel, por sua vez, é uma moeda falsa, ilegal, espúria, falsificada, cunhada não por Deus, mas pelo diabo. Não estou querendo dizer que existem duas naturezas humanas diferentes; existe apenas uma única humanidade que, às vezes, pertence a Deus, e outras vezes, ao diabo. Se alguém é verdadeiramente religioso, será também homem de Deus; mas, se não for religioso, será homem do diabo, não por sua natureza, mas por sua própria escolha. O descrente possui a imagem do príncipe da maldade; o crente possui a imagem do seu Príncipe, Deus Pai e Jesus Cristo; se não estivermos prontos para morrer pela verdade em Sua Paixão, Sua vida não estará em nós.

6. Nas pessoas acima mencionadas, pude observar, na fé e no amor, toda a vossa comunidade; assim, exorto-vos a estudarem todas as coisas com divina harmonia, tendo vosso bispo presidindo no lugar de Deus e vossos presbíteros no lugar da assembléia dos apóstolos, junto com seus diáconos – que são muito queridos para mim – aos quais foi confiado o serviço de Jesus Cristo. Ele, sendo estando com o Pai antes do início dos tempos, era o Verbo, o único Filho gerado, e permanece o mesmo para sempre; e “o Seu reino não terá fim”, diz o profeta Daniel. Vamos todos, então, amar uns aos outros em harmonia e que ninguém olhe para o seu próximo segundo a carne, mas em Cristo Jesus. Que nada exista entre vós causando a divisão, mas sejais unidos ao vosso bispo, e, através dele, submissos a Deus em Cristo.

7. Assim como o Senhor nada faz sem o Pai, pois Ele diz: “Por Mim mesmo nada posso fazer”, também assim deveis proceder; nem o presbítero, nem o diácono, nem o leigo deve fazer algo sem o bispo. Nem mesmo deveis fazer algo recomendável sem a sua aprovação. Pois tais coisas são pecaminosas e se opõem a[o desejo] de Deus. Deveis, todos juntos, ir a um mesmo lugar para orar. Deveis ser uma só súplica comum, uma só mente, uma só esperança, mantendo uma fé sólida em Cristo Jesus, pois não há nada melhor. Que vós todos sejais como um só homem, correndo juntos para o templo de Deus, para o único altar, o único Jesus Cristo, Sumo Sacerdote do Deus não gerado.

PARTE IV – CUIDADO COM OS JUDAIZANTES

8. Não sejais enganados por doutrinas estranhas, “nem prestai atenção a fábulas e genealogias intermináveis”, e em outras coisas que os judeus ostentarem. “As velhas coisas se passaram; observai pois todas as coisas se tornaram novas“. Se vivêssemos ainda segundo a Lei dos judeus e a circuncisão da carne, teríamos que negar a graça que recebemos. Ora, os divinos profetas viveram de acordo com Jesus Cristo e, por isso, acabaram sendo perseguidos, pois eram inspirados pela graça a convencerem plenamente os descrentes de que existe apenas um Deus, o todo-poderoso, que Se manifestou por Jesus Cristo Seu Filho, que é Seu Verbo, não expressado mas essencial. Com efeito, Ele não é a voz de uma expressão articulada, mas uma substância gerada pelo poder divino, e que em todas as coisas agradou Aquele que O enviou.

9. Se, então, aqueles que eram versados nas antigas Escrituras tiveram a esperança renovada, aguardando a vinda de Cristo, como ensina o Senhor quando nos diz: “Se acreditastes em Moisés, deveríeis crer em Mim, pois foi de Mim que ele escreveu”; e novamente: “Seu pai Abraão regozijou-se para ver o Meu dia e, quando o viu, alegrou-se; pois antes de Abraão, Eu Sou”. Como poderíamos ser capazes de viver sem Ele? Os profetas eram Seus servos e O previram pelo Espírito, e O esperaram como Instrutor e também como Senhor e Salvador, dizendo: “Ele virá e nos salvará”. Portanto, não precisamos mais manter o sábado, como fazem os judeus, ou alegrar-se pelos dias de ociosidade, pois “aquele que não trabalha, não deve comer”. Também foi dito pelos [santos] oráculos: “É pelo suor da tua face que comerás o teu pão”. Mas deixe todo aquele entre vós que ainda mantém o sábado por motivo espiritual, alegrando-se na meditação da Lei e não no descanso do corpo, admirando a obra de Deus e não comendo coisas preparadas no dia anterior, não fazendo uso de bebidas mornas ou andando um certo limite prescrito, não deleitando-se por dançar e aplaudir, e outras coisas sem sentido. Porém, após a observância do sábado, deve todo amigo de Cristo observar o Dia do Senhor como festa, o dia da ressurreição, a rainha e comandante de todos os dias [da semana]. Foi sobre isto que o profeta declarou: “Para encerrar, o oitavo dia”. [Foi nesse dia] que a nossa vida renasceu e a vitória sobre a morte foi obtida em Cristo. Os filhos da perdição, os inimigos do Salvador negam isto; “o deus deles é o próprio estômago, pois só pensam nas coisas terrestres”, são “amantes do prazer, e não amam a Deus; têm a forma celestial, mas negam o poder disto”. Esses são mercadores de Cristo, corruptores da Sua Palavra; abrem a mão de Jesus e o põe a venda; corrompem as mulheres, cobiçam os bens de seus próximos e buscam insaciavelmente a riqueza; a estes [malfeitores] deveis pedir que sejam tocados pela misericórdia de Deus através de nosso Senhor Jesus Cristo!

10. Assim, não sejamos insensíveis à Sua bondade. Se Ele nos recompensasse conforme as nossas obras, certamente deixaríamos de existir. “Se Tu, Senhor, marcar as iniquidades, quem poderá ficar de pé?”. Devemos, portanto, provar a nós mesmos que merecemos o nome que recebemos (=cristãos). Quem é chamado por outro nome além deste não é de Deus, pois não recebeu a profecia que nos fala a respeito disso: “O povo será chamado por um novo nome, pelo qual o Senhor os chamará, e serão um povo santo”. Isto se cumpriu primeiramente na Síria, pois “os discípulos eram chamados de cristãos na Antioquia”, quando Paulo e Pedro estabeleciam as fundações da Igreja. Abandonai, pois, a maldade, o passado, as influências viciadas e sereis transformados no novo instrumento da graça. Permanecei em Cristo e o estranho não obterá o domínio sobre vós. É absurdo professar Jesus Cristo com a língua e cultivar na mente o Judaísmo, que agora chegou ao fim. Onde está o Cristianismo não pode estar o Judaísmo. Cristo é único; toda nação que Nele crê e toda língua que O confessa é, por Ele, conduzida até Deus. E aqueles que têm coração duro devem tornar-se filhos de Abraão, o amigo de Deus; e em sua semente todos serão abençoados e receberão a vida eterna em Cristo.

11. Amados: estas coisas [que vos escrevo] – não que eu saiba algo sobre o vosso comportamento, mas por ser inferior a vós – tem por objetivo previni-los para que não sejais fisgados pelos anzóis da vã doutrina, mas para que possais conquistar a segurança plena em Cristo, que estava com o Pai antes de todas as eras, e que mais tarde nasceu da Virgem Maria sem qualquer intercurso com o homem. Ele também teve uma vida santa e curou todo tipo de moléstia e enfermidade que atingia o povo, e realizou sinais e maravilhas em benefício dos homens; e para aqueles que caíram no erro do politeísmo, Ele permitiu conhecer o único e verdadeiro Deus, Seu Pai, e experimentou a paixão, sofrendo na cruz em razão dos judeus assassinos, no tempo do governador Pôncio Pilatos, quando Herodes era rei. Ele morreu e ressuscitou, e ascendeu aos céus, de volta Àquele que o enviara, e sentou-se à mão direita de Deus [Pai]; e retornará no fim dos tempos, na glória de Deus Pai, para julgar os vivos e os mortos de acordo com as suas obras. Todo aquele, que conhece e crê nestas coisas com total segurança, é feliz; sejais, pois, agora, amantes de Deus e de Cristo, garantia plena da nossa esperança, para que ninguém possa vos desviar.

PARTE V – VIVER NA FÉ E NA UNIDADE

12. Que eu possa alegrar-me convosco em todas as coisas, se o merecer! Mesmo acorrentado, não sou digno de ser comparado a qualquer de vós que estais em liberdade. Sei que vós não estais inchados de orgulho, já que possuis Jesus em vós mesmos. E tudo o mais que louvo em vós, sei que guardais com modéstia de espírito; como está escrito: “O homem justo é seu próprio acusador”; e novamente: “Declara primeiro as tuas iniquidades e poderás ser justificado”; e ainda: “Quando tiverdes feito todas as coisas que são ordenadas a ti, seremos servos inúteis para aquele que aprecia entre os homens, uma abominação aos olhos do Senhor”; também diz a Escritura: “Deus seja misericordioso comigo, pecador”. E Davi diz: “Quem sou eu perante Ti, ó Senhor, já que Tu me glorificaste até agora?”. E Moisés, que era “o mais obediente de todos os homens”, disse a Deus: “Minha voz é fraca e mal sei falar”. Sejais também pobres em espírito para que sejais exaltados; pois “aquele que se humilhar será exaltado e aquele que se exaltar será humilhado“.

13. Portanto, estudai para manter-vos na doutrina do Senhor e dos apóstolos, para que todas as coisas que fizerdes possam prosperar tanto na carne quanto no espírito, na fé e no amor, unidos com o vosso admirável bispo, com a preciosa coroa espiritual do vosso presbitério e com os diáconos que estão em conformidade com Deus. Sejais submissos ao bispo e uns aos outros, como Cristo é com o Pai, para que haja unidade entre vós, de acordo com [a vontade de] Deus.

PARTE VI – CONCLUSÃO E DESPEDIDA

14. Sei que estais repletos de tudo o que é bom e, por isso, exortei-vos brevemente no amor de Jesus Cristo. Lembrai-vos de mim em vossas orações, para que eu possa alcançar a Deus. E [lembrai-vos também] da Igreja que está na Síria, da qual não sou digno de ser chamado seu bispo. Necessito da vossa oração unida em Deus e do vosso amor para que a Igreja da Síria possa ser digna, conforme sua boa ordem, de ser edificada em Cristo.

15. Os efésios que habitam em Esmirna – de onde eu vos escrevo – estão aqui para a glória de Deus, como vós também fizestes; eles me reconfortam e vos saúdam juntamente com Policarpo, bispo dos esmirnicenses. As demais igrejas, em honra de Jesus Cristo, também vos saúdam. Ficai bem na harmonia de Deus, vós que obtivestes o Espírito inseparável que é Jesus Cristo.

19 pensamentos sobre “Epístola aos Magnésios

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    • Lógico! As cartas de Santo Inácio não estão no cânon porque a Igreja não quis colocá-las, mas elas são textos de referência do I e II séculos de como era o tempo sub-apostólico.

    • o homem bispo pode erra mas o espirito santo que ha nele jamais
      conheceres a vos do vosso pastor
      nunca um santo padre erro permanentemente
      e ficou no erro a ovelha não tem culpa do descuido do seu pastor
      ele sera julgado de acordo com sua responsabilidade
      e as ovelhas por sua inocência
      mas 2000 mil anos não são meio seculo esta firme como uma rocha
      caminhando pro quase fim mais eu disse quase
      pois o mal nunca reinara nessa esposa chamada
      igreja católica apostólica romana
      eu te amo minha igreja e por ti daria a minha vida se o espirito concedesse e me impulsionasse grande seria meu tesouro no ceus

    • Os bispos (em questão de fé) infelizmente dão falíveis (já tivemos muitos bispos hereges); mas o Papa em questões de fé ao pronunciar ex cathedra nunca erra.

  3. uma perguntinha básica: será que Moisés ao subir ao Sinai criou do próprio intelecto a torah(conhecida por a lei de Moisés), ou foi Deus quem a deu?
    será que o próprio Jesus estava louco ao afirmar que não veio destruir a lei e os profetas e sim cumprir, e ainda afirma que os céus e a terra passariam mas suas palavras jamais.

  4. É estranho que uma epístola considerada parte do canon bíblico esteja falando contra a própria Bíblia, quando traz um ódio velado entre os cristãos e os judeus e ainda afirma vez após outra que estes não devem se unir.

    Parece que o autor da carta aos magnésios nunca ouviu falar do episódio de Jesus com a mulher samaritana, ou como Jesus tratou o centurião cuja filha estava morrendo…

    Me parece que há uma forçação da tradução original quanto à repulsa do autor sobre a Lei que o próprio Deus escreveu em tábuas de pedra. Qual a autoridade de um escritor para mudar a Lei que o próprio Deus Todo-Poderoso escreveu? Isso é, no mínimo, estranho.

    Talvez por isso este seja mais um escritor ignorado pela grande maioria dos crentes em Jesus – a sua carta, embora seja escrita usando a mesma forma de linguagem das demais cartas bíblicas, traz um conteúdo complicado para os cristãos, já que incentiva a desunião e a discórdia, que o próprio Jesus Cristo e Paulo, seu apóstolo, criticavam.

    O judaísmo estava errado quando ainda mantinha o sistema de sacrifícios, uma vez que o próprio Jesus foi o sacrifício perfeito. Infelizmente, ainda hoje há cristãos – e muitos católicos – que crêem nas penitências como forma de alcançar a Deus, esquecendo – ou ignorando – que o sacrifício de Jesus foi perfeito, completo e único.

    • Itamar,

      Esta ideia de que não devemos fazer penitência pelos nossos pecados não condiz com o verdadeiro espírito do Evangelho. O sacrifício de Cristo foi perfeito, completo e único, mas precisa ser aplicado em nosso quotidiano.

      Outra coisa: essa epístola não é “considerada parte do cânon bíblico”; ela é um documento da Tradição da Igreja, pois foi escrita por um legítimo bispo católico ainda no século II. 🙂

      Graça e paz.
      Salve Maria Santíssima!

  5. A Igreja recebeu sua autoridade de seu fundador, Jesus Cristo: A autoridade vem do “Autor da Vida”: At 3,15 “Cada qual seja submisso às autoridades constituídas, porque não há autoridade que não venha de Deus.
    Como seria sem autoridade?
    Leia Números 16 e substitua o nome de Coré pelo nome do fundador da igreja protestante e o nome de Moisés pelo nome do Papa. E não cometam os erros do passado. A Paz de Jesus e o amor de Maria Santíssima.

  6. Itamar e Teresa
    esta carta nao faz parte do canon biblico; o autor e um ~padre da Igreja~, isto e um teologo dos primeiros tempos.
    Nao entendo que ele incentiveo [odio entre judeus e cristaos: certamente havia competicao entre os dois grupos, mas nao me parece ter odio.

  7. Muito bonita a dedicação e o anelo que os irmãos em Cristo no passado tinham com a Igreja. Mas sinceramente, os padres não tem coragem de fazerem um discurso desse numa paróquia, pois os católicos não perseveram em viver o Evangelho com novidade de vida, são os mesmos beberrões, viciados, adúlteros, fornicadores, gostam dos deleites do mundo e das festas idólatras. Cristo veio salvar os perdidos, pobres e pecadores mediante a confissão de fé em seu Nome, para o perdão dos pecados e perseverar na Sua doutrina. Não estou difamando, mas pelos frutos e pela maneira de viver percebe-se uma frouxidão da Igreja em conduzir seus fiéis, como ovelhas soltas no pasto, sem pastor.

  8. FOI AI QUE COMEÇOU A SEPARAÇÃO ENTRE OS JUDEUS E GENTIOS QUE NA ÉPOCA ERAM CONVERTIDOS A CRISTO. UM ABSURDO !!!
    NA IGREJA DE ATOS, JUDEUS (MESSIANICOS) E GENTIOS QUE RECEBIAM A CRISTO, CONVIVIAM JUNTOS. PRECISAMOS RESGATAR ESSA IGREJA.
    DEUS DEU AS ESCRITURAS, AS PROMESSAS AOS JUDEUS, PORTANTO DEVEMOS APRENDER COM ELES, CELEBRAR COM ELES, UMA VEZ QUE FOMOS ENXERTADOS NA VIDEIRA POR MEIO DO SANGUE DE CRISTO, TAMBÉM SOMOS FILHOS, HERDEIROS DA PROMESSA ETC…

    • No Concílio de Jerusalém, São Paulo e São Pedro debateram sobre a entrada dos gentios na Igreja e São Paulo convenceu o 1• Papa que não era preciso passar pelo judaísmo para ser cristão “não haverá mais judeu ou grego”.

      Os judeus receberam um tipo de revelação, mas comparado a nossa, a deles é vem incompleta.

    • No Concílio de Jerusalém, São Paulo e São Pedro debateram sobre a entrada dos gentios na Igreja e São Paulo convenceu o 1• Papa que não era preciso passar pelo judaísmo para ser cristão “não haverá mais judeu ou grego”.

      Os judeus receberam um tipo de revelação, mas comparado a nossa, a deles é bem incompleta.

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