Cartas de Santo Inácio de Antioquia

Quem foi ele?

https://i0.wp.com/static.blogstorage.hi-pi.com/spaceblog.com.br/c/ca/catolicismosemsegredo/images/mn/1248288708.jpg

Fonte: Família Inaciana

Embora oriundo de Antioquia, seu nome deriva do latim: igne = fogo, e natus = nascido. Ignatius é bem o homem nascido do fogo, ardente, apaixonado pelo Cristo, pela Igreja, pela unidade e pelo desejo de imitação de seu mestre. Quase nada sabemos de seus pais, de sua formação, se era de família cristã ou convertido. Alguns, conforme Eusébio, dizem que fora o segundo bispo de Antioquia: “Mas, depois que Evódio fora estabelecido o primeiro sobre os antioquenos, Inácio, o segundo, reinava no tempo do qual falamos” (HE, III, 22). Pelos fins do século IV, Jerônimo dizia que “Inácio, terceiro bispo, depois do apóstolo Pedro, da Igreja de Antioquia, foi enviado a Roma, condenado às feras durante a perseguição movida por Trajano” (De Viris Illustribus, XVI). A liturgia bizantina, em sua memória, não acrescenta dados biográficos, mas ressalta traços marcantes de sua personalidade: “Êmulo dos apóstolos em sua vida, sucessor deles sobre seus tronos, tu entrastes na prática das virtudes, ó inspirado de Deus, o caminho que conduz à contemplação. Assim, dispensando fielmente a palavra de verdade, lutastes pela fé até ao sangue, ó pontífice mártir Inácio. Roga a Cristo para que salve nossas almas”.

A Igreja o celebra a 17 de outubro. A escolha do evangelho da celebração alude à lenda que pretende ver naquela criança que Jesus tomou nos braços, em Mc 9,33, o menino Inácio. Daí ser cognominado “Theóforos”, isto é, “Portador de Deus”. Inácio tornou-se célebre por sua peregrinação forçada, em cadeias, de Antioquia à Roma, por volta dos anos 107-110. Nas paradas que fazia para descanso, escrevia às comunidades que o tinham recebido ou que lhe enviara uma embaixada com saudações. Não se sabe se, realmente, chegou à Roma, nem se, de fato, seu martírio foi consumado. Para Eusébio, há apenas uma “tradição” que diz que foi enviado da Síria para Roma para sofrer o martírio. Vejamos como Eusébio situa Inácio: “Naquele tempo, florescia na Ásia um companheiro dos apóstolos, Policarpo, (…). ao mesmo tempo que eles igualmente eram conhecidos Pápias, bispo também ele da Igreja de Hierápolis, e o homem ainda hoje celebrado pelas multidões, Inácio, que tinha obtido, na sequência da sucessão de Pedro, o segundo lugar. A tradição contra que ele foi enviado da Síria à cidade de Roma para se tornar o alimento das feras, por causa do testemunho pelo Cristo. Enquanto viajava através da Ásia sob a vigilância atenta dos guardas, confirmava as Igrejas com seus colóquios e suas exortações em todas as cidades por onde passava” (HE, III, 36,1-4).

Quanto ao seu martírio, Eusébio o data, no livro das crônicas, pelo ano décimo do reinado de Trajano, isto é, 107 d.C. mas, a julgar pela HE, III, 33,36, Eusébio não tinha informações cronológicas seguras. Tratava-se, para ele, de situar a carta de Plínio a Trajano de modo aproximativo. Não se pode, pois, confiar nesta data, como se a prisão de Inácio se devesse à perseguição de que fala a carta de Plínio. Quase todos os especialistas concordam em aceitar o ano 110 d.C. como o mais provável.

Confira as cartas escritas por ele abaixo ou leia-as no blog Patrística Brasil.

22 pensamentos sobre “Cartas de Santo Inácio de Antioquia

  1. Obrigada, porque há tempo desejava ler as cartas de S. Inácio. Parabéns por tão belo trabalho.
    Rezo suplicando à Virgem Maria as bênçõas do céu por esta comunidade inaciana.

  2. Pingback: PADRE PAULO NA ESCOLA DA FÉ RESPONDE A UM PROTESTANTE: A IGREJA CATÓLICA FOI A ÚNICA FUNDADA POR JESUS CRISTO « BLOG CARLOS LOPES שלום

  3. Pingback: Os primeiros cristãos eram católicos « Ecclesia Una

  4. A Paz,

    Sou judeu messiânico, creio que Jesus é o Messias prometido ao povo de Israel e ao mundo, porém discordo que a igreja católica seja a primeira igreja, já que o cristianismo surge a partir das comunidades gentias fora de Jerusalém, a medida em que os gentios vão se convertendo a nova fé e sendo maioria vão se tornando autônomos em sua teologia, e separam do judaísmo do caminho(que nada mais era que o judaísmo segundo o Rabino Yeshua).
    A primeira igreja é e sempre será a de Jerusalém.

    No amor do Messias

    Akiva

    • E Simão Pedro, respondendo, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo.

      E Jesus, respondendo, disse-lhe: Bem-aventurado és tu, Simão Barjonas, porque to não revelou a carne e o sangue, mas meu Pai, que está nos céus.

      Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela;

      E eu te darei as chaves do reino dos céus; e tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus.

  5. A Paz irmãos,

    Sou Cristão e creio que não existe primeira nem segunda e nem última igreja. Creio que a igreja somos nós mesmos que depois de convertidos passamos a ser semelhantes ao Messias com o caráter forjados com a mente de Jesus, passando a ganhar vidas para o Senhor através de nossos exemplos. Enquanto perdemos tempo discutindo qual foi a primeira igreja ou qual a légitima, milhões de pessoas pelo mundo estão sofrendo sem conhecer o amor de Deus por nós, assim como diz em Oséias 4:6, que o povo de Deus sofre por falta de conhecimento, assim está sendo nos dias de hoje. Irmãos, vamos buscar o conhecimento de Deus, pois esse sim dará o crescimento que nós cristãos tanto precisamos. Que o Senhor reine por toda a eternidade, pelos séculos do séculos, amém.

    • a igreja visivel e hierarquica sob a tutela de pedro e seus 265 ininterruptos sucessores em 2012 anos de historiografia cristã foi fundada por cristo em matheus cap 16 vers 18 onde as portas do inferno não prevaleceriam contra ela, e cristo garantiu que estaria com ela todos os dias até a consumação dos seculos e que paulo dizia que a igreja é a coluna e o sustentaculo da verdade que é cristo… e ela subsiste na igreja católica apostolica romana….

    • Belas palavras Junior! Mas há um pequeno senão: ” Temos que entrar no “Aprisco”(A Igreja de Jesus), através da conversão, e pela porta da frente, pois quem entra por cima do muro, é ladrão”!!!

  6. realmente não existe como refutar essa verdade a primeira igreja e a de jesus é catolica se vc lê e discorda dessa prova vc tem a mente estagnada

  7. Basta olhar para escrituras, onde a igreja começou foi em Roma, Jesus nasceu em Roma, os discipulos começaram a pregar em Roma….Para como isso, além de ser antibiblico, a 1a Igreja é a de Jerusalem. E sera ali que o Messias descera no monte das oliveiras, para reinar sobre todas as nações, é apartir de Jerusalem….

    • a igreja meu amigo começou com cristo e esse instituiu em matheus cap 16 vers 18 a sua igreja visivel e hierarquica sob a tutela de pedro, khepá, transliterado para céfas, em aramaico, rocha… logo após o cristianismo se espalhar pelo imperio, asia menor, e roma, onde pedro e paulo foram martirizados sob o imperio de nero cesar, o vaticano e a cidade de roma, ficaram sendo o patriarcado principal da igreja, pois a primeira igreja foi fundada em roma e lá onde estão enterrados as colunas da igreja pedro e paulo….. estude mais a historiografia cristã …meu amigo…viu

  8. Everton Vieira
    O Novo Testamento registra que quando Jesus subiu aos céus, seus discípulos permaneceram em Jerusalém e ali surgiu a igreja que se espalhou pelo mundo através da evangelização realizada pelos apóstolos e demais discípulos que foram se convertendo. A igreja Católica Romana nunca foi a primeira igreja estabelecida por Jesus. Ela passou a ter a hegemonia sobre o mundo só no IV século quando o imperador Constantino se filiou ao cristianismo e tornou a igreja romana a oficial do império. A partir daí é que a Igreja Católica Romana se estabeleceu mundialmente.

    • meu amigo everton, a igreja já nasceu católica, universal, quando cristo disse aos discipulos, IDE E PREGAI O EVANGELHO A TODAS AS CRIATURAS, ele universalizou a recem fundada igreja em math cap 16 vers 18 sob a tutela de pedro e seus 265 ininterruptos sucessores em 2012 anos de historiografia crista.. já no seculo I em 95 d.c. inacio de antioquia, bispo de antioquia sucessor de pedro, joão e paulo escreve a carta aos esmirniotas a caminho do martirio em roma, Onde está cristo está a igreja católica… viu essa historia do imperador constantino no século IV ter fundado a igreja católica é uma falacia reformada, um inconsciente coletivo protestante, viu

    • Não é coerente pensar assim, pois Cristo fundou uma Igreja que não teria fim, e Ele mesmo disse que estaria com a Igreja todos os dias até o final dos tempos. Sendo assim, não é possível pensar na história, depois de Cristo, um só segundo em que Cristo não estivesse com a Igreja. Deste modo, a Igreja Católica é a Igreja funada por Cristo, porém se estabeleceu em Roma devido a Pedro estar lá.

  9. realmente deixamos ou somos forçados a não termos contatos com livros que nos passam a verdade, livro esse que se encontra isolados em roma mais exatamente na central da igreja católica onde estão guardados muitos segredos que de direito de todos nos deveriam ser revelados verdadeira mente

    • esses arquivos secretos do vaticano, hoje já não mais secretos,pra vc que ainda não sabe 30 dos maiores historiadores, foram autorizados pelo papa joão paulo II em 1983 a vasculhar todo o arquivo, e estes após incessantes pesquisas, fizeram um documento de 800 pags, denominado LA INQUISICIONE, com dados inclusive estatisticos sobre a inquisição espanhola, portuguesa, francesa, inglesa, etc… a igreja ca´tolica como é a coluna e o sustentaculo da verdade, como dizia s. paulo ela não tem medo da ciencia, da tecnologia, ou da arqueologia, ou qualquer coisa que seja, pois ela é e sempre está comprometida com a verdade que é a essencia do seu fundador….viu

  10. Penso que o povo sofre justamente por falta de informação, na fuga procurando as heresias não consegui a resposta certa sobre a Igreja Católica, que só ela pode dar. Totalmente iludidos com as falsa promessas. esquece que realmente a Igreja de Jesus Cristo, é a Igreja Católica.

    • É só ir no site do Vaticano lá tem todos os documentos da igreja com sua doutrina,e leia também algum livro sobre a historia da igreja.

  11. acho que católicos tem +argumentos,pois a ICAR ela é um fato histórico não tem como evitá-la. A própria ARQUEOLOGIA de ISRAEL compróva sendo ela PRIMITIVA. OBS: não frequento nenhuma IGREJA. mas acho a ICAR bem interesante.

  12. Pingback: Se quiserem um líder que saia distribuindo camisinhas na Sapucaí, chamem o Lula, mas deixem o Papa fora disso. « Ecclesia Una

  13. Muito obrigado por essa publicação, ela e muito importante para nos católicos que, buscamos entender Melhor sobre as histórias dos santos e santas católicos.

    Eu so católico e amo minha igreja, e brigo com qualquer uma pessoa por causa dela, se vc não e católico nao julgue ela, não julgue os santos, muito menos Nossa Senhora, como já vi muitos protestantes falando, eles julgam como se não tivesse mãe, MARIA foi mãe de jesus, e.eu tenho certeza que ele não gosta que julguem a mãe dele. E sobre essas pessoas que julgam nossa senhora, e mais fácil um assassino pedindo perdão é perdoado do que uma pessoa que julga a mãe de Jesus e quer ser perdoado.
    Não so contra religião de ninguém mas se falar uma blasfêmia dessa perto de mim vai ouvi.
    Quem gosta de respeito tem que se dar respeito. 😉

Deixe um comentário